Formulário PDF por e-mail – Personalização.

Olá a todos!

Outro dia recebi um comentário com uma dúvida sobre o envio de formulários em PDF por e-mail, vejam abaixo um trecho:

“Bem estou tentando criar formulários para enviar aos meus clientes, mas tenho um pequeno problema que talvez você possa me ajudar.
Refiro-me ao botão Submeter por E-mail.
Você por um acaso sabe como faço para mudar o texto que vai no corpo doe-mail? Por exemplo: no meu aparece este –
“O arquivo anexado contém dados que foram digitados em um formulário. Ele não é o relatório propriamente dito.
O destinatário deste arquivo de dados deve salvá-lo localmente com um nome exclusivo. O Adobe Acrobat Professional 7 ou posterior pode processar esses dados importando-os de volta ao formulário em branco ou criando uma planilha a partir de vários arquivos de dados.Consulte a Ajuda no Adobe Acrobat Professional 7 ou versão posterior para obter mais detalhes.”
Eu particularmente acho horrível o cliente ler um tipo de e-mail com este conteúdo. o nelhor seria se pudesse personalizar isto.”

Vamos lá Jorge, complementando o que eu havia dito aqui vai uma dica.
Por trás do botão de enviar existe uma estrutura e um atributo “target”, que especifica a URL pra onde as informações serão enviadas.
Para mudar o texto do corpo do e-mail é necessário alterar os valores desse atributo.
Abaixo está um exemplo do XML por trás do botão:

<event activity="click">
    <submit format="xml" textEncoding="UTF-8" target="mailto:"/>
</event>

Então no evento click, adicione o seguinte script fazendo as modificações necessárias:

var mail; 
var address = "seuemail@seuprovedor.com.br"; 
var sub = "Assunto"; 
var corpo = "Texto do corpo do e-mail";
mail = "mailto: " + address + "?subject=" + sub + "&body=" + corpo; 
event.target.submitForm({ cURL: mail, bEmpty: true, cSubmitAs: "PDF", Charset: "utf-8" }); 

O que fizemos foi alterar o atributo target do nó submit, que faz parte do evento click do botão. E para isso precisamos seguir as regras do protocolo que desejamos usar para enviar os dados, nesse caso é o mailto.

Assim podemos colocar vários destinatários com cópias e cópias ocultas.

Elaborei um arquivo de exemplo, pode fazer o download aqui.

Dúvidas? Comente!
É isso.

0 Responses to “Formulário PDF por e-mail – Personalização.”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

