Enviar o formulário em PDF por e-mail

Você pode adicionar em seu formulário PDF um botão SUBMIT (Email Submit Button) que irá enviar os dados que foram preenchidos como anexo para o e-mail especificado. O problema é que por padrão os dados são enviados em formado XML (XDP data).

Uma dica simples é ao invés de Email Submit Button, utilize um Button normal e mude o Control Type para Submit. Então na aba Submit coloque o e-mail do destinatário no campo Submit to URL: mailto:bla@bla.com. Logo abaixo configure o Submit As: PDF.

Pronto! Quando clicar no botão Enviar irá abrir seu cliente de e-mail com o PDF já anexo.

PDF como anexo no e-mail

PDF como anexo no e-mail

Aqui tem um exemplo: PDF como anexo no e-mail
Este arquivo foi criado no Livecycle Designer e Usage Rights aplicanos no Acrobat Pro.

18 Responses to “Enviar o formulário em PDF por e-mail”


  1. 1 rodrigo segunda-feira, 15 junho, 2009 às 1:38 pm

    Diego seu blog me ajudou bastante, contudo tenho algumas duvidas que voce possa me ajudar.

    1- é possivel que o anexo que vai por email nao vá com os campos editaveis? pois quando recebo o arquivo ele vem com os dados preenchidos do form mas estes são possiveis de apagar

    2- é possivel configurar de forma que eu nao precise ter um email configurado no micro em programas tipo outlook, e com isso envie direto

    3- pq o formulario só funciona no xp, no vista ele não envia.

    Caso voce saiba estas respostas entre em contato,

    abraços

    rodrigo

    • 2 Diego Silva segunda-feira, 15 junho, 2009 às 3:16 pm

      Olá Rodrigo!

      Vamos ver no que posso te ajudar de imediato:

      1 – Eu ainda não tentei essa idéia, mas você pode tentar algo como TextField1.access = “readOnly”. Por exemplo, no evento preSumbmit do botão que envia o e-mail elaborar um script que percorra todos os campos do formulário e setando a propriedade access
      para readOnly. Tente essa idéia e conte-me o seu progresso!

      2 – Uma possível alternativa seria submeter o formulário PDF para um servidor usando uma chamada SOAP/WSDL, e o servidor enviar o e-mail.

      3 – Ainda não fiz esse teste! Não tenho um ambiente Vista aqui no momento, mas assim que tiver vou matar essa curiosidade.

  2. 3 Luchino sexta-feira, 16 outubro, 2009 às 2:18 pm

    Ola Diego,

    Tenho realmente o mesmo problema do Rodrigo. Preciso enviar mas nao posso depender do outlook, como seria a chamada do SOAP? obrigado pela ajuda. Abraços

  3. 4 Kaio Oliveira sábado, 7 novembro, 2009 às 8:12 pm

    Olá Diego , estou tentando faz tempo fazer o formulario enviar por email mais não vai de nenhuma forma, estou usando o LIVECYCLE ES , pq será , fiz todo o procedimento certinho !!!
    se possivel add no msn : criacao@mqvpropaganda.com.br

    um grande abraço e ótimo trabalho,
    Kaio

  4. 5 Kaio Oliveira segunda-feira, 9 novembro, 2009 às 9:19 am

    Diego , se possivel da uma olhada pra mim :

    O seu testei pegou normal porém o meu não vai de nenhuma maneira

    http://www.mqvpropaganda.com.br/folha_livecycle.tds
    http://www.mqvpropaganda.com.br/orçamento_sanfer.pdf

  5. 6 Wilson João da Silva sexta-feira, 18 dezembro, 2009 às 2:14 pm

    Boa tarde!
    Sei que a pergunta que faço não pertinente ao assunto, mas gostaria de ajuda de algum de vocês. “Tem como colocar um script de varificação num campo de formulário no Adobe Livecycle Designer?” Tipo, a pessoa digita o número do CPF ou CNPJ e ao dar tab ou enter se faz a verificação se é valido ou não.

    Obrigado
    Wilson

    • 7 Diego Silva sexta-feira, 18 dezembro, 2009 às 2:20 pm

      Olá Wilson,

      A pergunta é pertinente sim! E existe essa possibilidade. Na verdade como a linguagem de script por trás desses formulários também é Javascript, você pode pegar os mesmos códigos usados em páginas web e aplicar nos forms. É necessário fazer algumas mudanças como nomes de campos, mas funciona da mesma maneira. E para fazer essa validação coloque o script no evento exit do campo desejado.

      Abraço!

  6. 8 Wilson João da Silva sexta-feira, 18 dezembro, 2009 às 2:40 pm

    Me desculpe a leiguice, mas não estou conseguindo realizar a tarefa. Tenho inserir o script no editor xml? Ou não?.

  7. 9 Wilson João da Silva segunda-feira, 21 dezembro, 2009 às 7:41 am

    Bom dia Diego!
    Gostaria de saber se é possível você me dar uma luz com relação a dúvida que postei anteriormente?

    Grato
    Wilson

  8. 10 Cleyton Monteiro sexta-feira, 30 abril, 2010 às 12:50 pm

    Fiz conforme mostrado só que quando vou clicar no botão “enviar formulário” não envia. E aí??

  9. 13 Cleyton Monteiro domingo, 2 maio, 2010 às 2:56 pm

    Eu só posso aplicar o Usage Rights, somente, no Acrobat Pro? E caso eu não tenha o Adobe Pro?

  10. 15 Junio Neves quarta-feira, 6 outubro, 2010 às 5:31 pm

    Boa Tarde

    E possível mandar via e-mail pelo pdf mesmo sem usar um cliente de e-mail?

    • 16 Diego Silva sábado, 16 outubro, 2010 às 10:51 am

      Olá Junio!
      Não é possível enviar um email com o PDF direto do Reader, é necessário um cliente de email pra isso.

      A menos que você construa um webservice que faça esse papel. Nesse caso, um botão de dentro do Reader, ao invés de enviar email, enviaria os dados do formulário para esse webservice, que ficaria com o trabalho de enviar essas informações via e-mail.

      Abraço!

      • 17 bruverde sexta-feira, 1 julho, 2011 às 3:57 pm

        Diego tudo joia?
        Existe alguma possibilidade de mudar o cliente preferencial do envio do formulário, eu uso o Mozila thunderbird como cliente padrão mas o formulário que eu fiz quando dou enviar ele abre no outlook.
        Será que só desinstalando o outlook?
        Grande abraço e parabéns pelo site!

  11. 18 Paulo Guerra segunda-feira, 27 agosto, 2012 às 1:23 pm

    Passei aqui apenas para agradecer a dica, thank´s


Deixe um comentário

